sábado, 11 de março de 2017

Macacos são encontrados mortos no centro de Cataguases e Vista Alegre

O setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde de Cataguases confirmou nesta tarde de sexta-feira, 10 de março, ao Site do Marcelo Lopes, que foi encontrado no distrito de Vista Alegre nesta quinta-feira, 9, um macaco morto suspeito de estar contaminado pela febre amarela. O animal foi recolhido e encaminhado para a Gerência Regional de Saúde de Leopoldina que o enviará para análises a fim de comprovar a contaminação. 

Nesta manhã de sexta-feira, 10, outro primata foi encontrado morto na Avenida Astolfo Dutra, próximo à Praça de Esportes, em Cataguases, mas segundo ela, não havia até aquele momento, sintomas de que ele teria sido vítima de febre amarela. Mesmo assim, informou, o animal foi recolhido e também será levado para ser analisado pelas autoridades estaduais em saúde. Tairises reiterou que o macaco não transmite a febre amarela ao ser humano, mas "avisa" sua chegada. A doença é transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti (foto abaixo), o mesmo da dengue, chikungunya e Zika.

De acordo com Tairises da Silva Roque, que trabalha no setor, neste sábado, 11, a Secretaria de Saúde vai reforçar a campanha de vacinação contra a febre amarela no distrito. "A prioridade neste momento é vacinar a população local tendo em vista esta morte do animal como forma de prevenção", salientou. Ela revelou que o resultado do exame no macaco morto não tem data para ser divulgado, "mas deve demorar cerca de trinta dias", prevê.

Mesmo depois da morte destes dois primatas, Tairises revela que não há motivo para pânico. Ela tranquiliza dizendo que apesar de muitos não se lembrarem, grande parte dos cataguasenses já recebeu pelo menos uma dose da vacina contra a febre amarela em campanhas anteriores, e aconselha a procura minuciosa - em casa - pelo cartão de vacinação para poder tirar a dúvida. Mesmo assim, revela, quem quiser ser imunizado e não possuir restrições à vacina e estiver dentro da faixa etária, basta ir até o Centro de Vacinação que fica no prédio anexo ao Ipsemg, na Vila Tereza. "Lá estamos aplicando a dose normalmente, de segunda a sexta-feira", acrescentou.

Fonte: Marcelo Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, aguarde a moderação.